top of page

Mães e Filhos

  • Foto do escritor: Psicóloga Priscila Aguiar
    Psicóloga Priscila Aguiar
  • 12 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de mai. de 2018

O vínculo e a boa relação familiar tem como base o afeto. Para um bom desenvolvimento infantil o cuidado do dia a dia é fundamental, além de contribuir e muito para a construção de uma vida emocional segura e respeitada.

ree

Realizar diversas tarefas ao mesmo tempo virou rotina na vida de muitas famílias, inclusive de mães que vivem dupla jornada.

Devido a toda essa correria a vontade de compartilhar bons momentos com os filhos acaba ficando de lado.

Como transformar pequenas situações em grandes momentos na vida dos pequenos e tornar a relação mais gostosa, leve e divertida?

Confira as sete dicas para fortalecer os laços entre mães e filhos.


ree

1) Leia uma história

Minutos antes de dormir leia uma história com ele. Esse momento fortalece o vínculo, colabora para um bom desenvolvimento, ajuda a criança perceber seus próprios sentimentos, a ter empatia, diminui problemas comportamentais e melhora a qualidade do sono.



ree

2) Brinque com ele

Reserve um momento do dia e deixe que a brincadeira seja escolhida por ele. Através do brincar as crianças se relacionam com o mundo, constroem laços afetivos, aprendem sobre regras. Os benefícios vão além da diversão.



ree

3) Programe um passeio

Saia da rotina.Organize momentos juntos, aproveitem o fim de semana. Faça um piquenique, vá ao zoológico, andem de bicicleta, etc.







ree

4) Faça um almoço animado

Convide-o para ajudar no almoço. Sentir-se útil e importante é essencial para eles. Torne esse momento descontraído e animado, essa atividade simples auxilia na construção da autoconfiança e autonomia.




ree

5) Esportes

Atividades como dança, yoga, andar de bicicleta, natação, etc são oportunidades para estarem juntos, rirem e conversarem. Essas ações geram mais afetos e estreitam os laços afetivos.





ree

6) Sessão cinema

Separe um dia da semana para fazer um cinema em casa. Desligue-se de qualquer outro entretenimento e aproveite o momento. A interação será automática. Prepare a pipoca e bom filme!









ree

7) Faça você mesmo

Sentir-se capaz de criar algo, encoraja e estimula a criatividade das crianças. A presença dos pais nesse momento levanta a autoestima e uma maior interação entre vocês. É possível criar inúmeros brinquedos de acordo com a idade delas. Pesquise a internet, há diversas opções.



Psicóloga Priscila Aguiar

CRP 08/25612

Comentários


© 2018 Psicóloga Priscila Aguiar - Todos os Direitos Reservados

bottom of page