5 Causas da Ansiedade Infantil
- Psicóloga Priscila Aguiar
- 29 de abr. de 2018
- 1 min de leitura
Que existem diversos fatores que contribuem para o surgimento da ansiedade em crianças e adolescentes, envolvendo aspectos biológicos, individuais e ambientais. Os fatores genéticos e o temperamento predispõem o aumento da vulnerabilidade. A função dos fatores ambientais está ligada a família, experiências e aprendizagens de vida, assim como em fatores cognitivos.
As causas são:
1. Hereditárias
São transmissões genéticas herdada dos pais.
2. Ambiente
As crianças aprendem por observação e imitação do comportamento dos adultos ansiosos, o que pode resultar em reações emocionais ansiosas.
3.Educação familiar
Na educação familiar há duas formas de atuação. A super protetora, no qual a criança não é incentivada a sair de sua zona de conforto, ou seja, não sair com os amigos, praticar esportes, etc. E a educação supercrítica, em que as falhas e erros são focos de atenção dos pais, bem como a pressão e cobrança em excesso resultando e contribuindo assim para maior ansiedade.
4.Situações da vida
- Eventos traumáticos: assaltos, acidentes, violências...
- Eventos estressantes: separação dos pais, morte de ente querido, mudança de escola, de residência...
- Pais ausentes, rejeição dos cuidadores, nascimento de um irmão...
5.Interpretações de Situações
Os desafios são interpretados pelos pequenos de forma mais pessimista. Geralmente evita experimentar algo novo, o que reforçará a ideia de que não é capaz de lidar com a ansiedade senti

Fique Atento!
Experiências negativas e frequentes durante o desenvolvimento infantil, contribuem para o surgimento da ansiedade a curto e longo prazo. Procure ajuda profissional.
Psicóloga Priscila Aguiar
CRP 08/25612
Comentários